telefone abtcp zambo +55 11 3874.2700   facebook zambo abtcp linked in zambo abtcp

seja um associado

Práticas sustentáveis estão na ordem do dia

Engajados em diferentes frentes que concretizam o conceito de sustentabilidade, players do setor fortalecem a própria competitividade ao mesmo tempo em que contribuem para a construção de um mundo melhor para as próximas gerações.

O reconhecimento de que a mudança climática trará uma série de impactos à realidade que vivemos hoje exige que todas as frentes estratégicas necessárias para a transformação que resultará na consolidação de uma economia de baixo carbono – que cause menos prejuízos ao meio ambiente e, mais do que isso, seja capaz de frear a velocidade do aquecimento da temperatura média do planeta – sejam adotadas imediatamente.

Não há mais espaço nem tempo para condutas irresponsáveis ou pouco preocupadas com o meio ambiente, seja por parte do cidadão individual, do segmento industrial, ou ainda, das instituições públicas. Todos os atores que compõem a sociedade atual têm participação de peso nas mudanças que estão por vir, em busca de um mundo mais sustentável.

No atual cenário transitório, que será marcado por transformações de curto, médio e longo prazos, o Brasil destaca-se pelas vantagens competitivas naturais, a começar por sua matriz energética, que tem potencial para ser 100% renovável. A biomassa advinda das florestas plantadas contribui com a estimada produção total de energia limpa e renovável, além de as árvores colaborarem efetivamente com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). De acordo com explicação da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), as florestas são como “escoadouros” de carbono que removem o dióxido de carbono da atmosfera e o armazena em árvores e no solo.


Clique aqui para baixar o arquivo (PDF. -5578kb)