telefone abtcp zambo +55 11 3874.2700   facebook zambo abtcp linked in zambo abtcp

seja um associado

Cenário econômico de 2019 traz boas perspectivas à indústria nacional

Transição de governo, sinalização sobre avanços nas reformas estruturantes e retomadas da demanda interna justificam boas expectativas para este ano.

 

A economia brasileira deve apresentar um crescimento de 2,7% em 2019, impulsionada pela expansão de 3% da indústria e de 6,5% do investimento. O consumo das famílias, outro importante motor do crescimento, deve registrar um incremento de 2,9% este ano. As perspectivas estão listadas no Informe Conjuntural – Economia Brasileira, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em dezembro último.

Além das estimativas positivas para o ano, o Informe Conjuntural da CNI aponta que há espaço para um crescimento maior e sustentado.
Isso porque, se os avanços na agenda da transformação e das reformas propostas pelo novo governo forem substantivos, a resposta dos agentes econômicos poderá ser mais rápida, potencializando o crescimento.

Conforme avalia a CNI, os consumidores teriam confiança para suas decisões de consumo e os empresários maior disposição para investir e contratar. Esse cenário justifica o estudo realizado pela entidade, a taxa anual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) poderia alcançar 3% ou mais no segundo semestre do ano.

Para ler mais sobre está matéria clique aqui.