Cursos in Company
São programas de capacitação personalizados para sua equipe, abrangendo desde os conceitos básicos da linha de produção até a gestão de processos organizacionais, em todas as áreas da organização, com flexibilidade para treinamentos em turnos de revezamento.
Os conteúdos e a carga horária são adaptados às necessidades de suas operações e de seus colaboradores, realizados por Instrutores com larga experiência e vivência prática nas operações, com linguagem apropriada aos profissionais do setor.
Empresas que já realizaram o curso in company ABTCP:
Cursos On-line
São cursos destinados à capacitação com conteúdo técnico, que abrangem partes ou o todo do processo produtivo, com destaque para as inovações tecnológicas desenvolvidas no setor.
Os Cursos são realizados na plataforma ABTCP, e são indicados para os Profissionais Técnicos ou Administrativos de toda a cadeia produtiva do setor de base florestal e são realizados com base na programação pertinente a cada tema de interesse.
Calendário de paradas gerais
O calendário de Paradas Gerais de Fábricas do setor foi realizado pela Comissão Técnica de Manutenção (COMAN). Ele é atualizado periodicamente, para informar o período de parada para manutenção das empresas, auxiliando no planejamento dos fornecedores neste processo. As áreas envolvidas são as de linha de fibras, recuperação e utilidades, secagem e matéria-prima.
Qualquer dúvida entrar em contato:
comissoestecnicas@abtcp.org.br
Mesas Redondas
A mesa-redonda é uma forma de organização de debates e intercâmbio de informações entre líderes e especialistas do setor de base florestal com foco em celulose e papel que é organizada para tratar de temas estratégicos.
Normalização
A ABTCP é a responsável pela Secretaria do CB 29 – Comitê Brasileiro de Celulose e Papel - da ABNT desde 1995. A partir dos trabalhos deste Comitê, a Associação elabora e revisa as normas técnicas do setor de celulose e papel brasileiro. Representa o Brasil no Comitê Setorial Mercosul de Normalização de Celulose e Papel e no TC 6 – Comitê Técnico da ISO de Celulose e Papel.
Objetivos da Normalização:
- Padronização: simplificar e reduzir procedimentos para elaboração de produtos e realizações de serviços.
- Comunicação: proporcionar meios eficientes para a troca de informações entre produtores e consumidores, melhorando a confiabilidade de relações comerciais e de serviços.
- Economia: reduzir custos dos produtos e serviços, proporcionando ao consumidor e ao produtor melhores condições de mercado.
- Proteção: Propiciar segurança e condições adequadas de saúde ao ser humano.
- Qualidade ao consumidor: Disponibilizar à sociedade a possibilidade de aferir a qualidade de produtos e serviços.
- Eliminação de barreiras comerciais: Evitar a existência de legislação conflitante sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim intercâmbio comercial. A normalização é ainda um excelente argumento para vendas ao mercado internacional como também, para regular a importação de produtos que não estejam em conformidade com as normas do país importador.
Abaixo as comissões já existentes nas normalizações técnicas:
- 29.001.001 - Terminologia de Papel e Pasta Celulósica.
- 29.001.002 - Ensaios Gerais Para Papel.
- 29.002.002 - Ensaios Gerais para Tubetes de Papel.
- 29.002.003 - Ensaios Gerais para Chapas de Papel Ondulado.
- 29.001.004 - Papéis e Cartões Dielétricos.
- 29.002.005 - Papéis e Cartões de Segurança.
- 29.002.006 - Papéis e Cartões para uso odonto-médico-hospitalar.
- 29.002.007 - Papéis para Fins Sanitários.
- 29.002.008 - Papéis Reciclados.
- 29.002.009 - Papéis para Embalagens.
- 29.003.001 - Ensaios Gerais para Pasta Celulósica.
- 29.004.001 - Madeira para Fabricação de Pasta Celulósica.
- 29.005.001 - Aparas de Papel.
Seja um membro de uma comissão de estudo, você será bem-vindo com suas contribuições. Envie um e-mail para
rayana@abtcp.org.br
e saiba mais.
Para adquirir as normas do comitê brasileiro de celulose e papel acesse:
https://www.abntcatalogo.com.