Apresentação

A ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – é uma entidade comprometida com o desenvolvimento técnico dos profissionais da cadeia produtiva do setor de base florestal e com a evolução da competitividade das empresas atuantes neste segmento. É uma das instituições técnicas mais respeitadas do mundo em sua área de atuação, tendo conquistado título de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, pela comprovação do valor gerado em capacitação e informação de alto nível ao mercado.

Editora de livros e periódicos, a ABTCP mantém ainda parcerias com institutos de pesquisa e universidades que são referências em formação e informação especializadas e está à frente de definições técnicas essenciais ao setor de base florestal, como revisões das NR12 e NR13; Programa Brasil Maior; Normalização Setorial; e Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos (PNRS) e de Recursos Hídricos (PNRH), entre outras questões importantes a uma indústria que se desenvolve ano a ano no Brasil. Incentiva debates permanentes sobre soluções de melhoria aos processos produtivos, por meio do trabalho de suas Comissões Técnicas e capacita mais de mil profissionais anualmente, promovendo o intercâmbio técnico e o relacionamento entre empresas e profissionais. Nosso objetivo, a partir da excelência operacional e de Recursos Humanos, é promover a sustentabilidade com inovação.

Assista ao nosso vídeo comemorativo - 50 anos de ABTCP:

Estatuto

A ABTCP é regida por um Estatuto, que foi modificado em 2023 e devidamente aprovado em Assembleia Geral Extraordinária pelos seus associados. Um estatuto é um documento que expressa formalmente os princípios que regem a organização e funcionamento de uma Associação. É como um código ou regulamento de conduta que tem valor de lei ou de norma.

Baixe o Estatuto em PDF

Estrutura

A gestão da ABTCP – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA TÉCNICA DE CELULOSE E PAPEL – é exercida pelo diretor executivo Darcio Berni desde 2013 oficialmente.


O executivo foi contratado em 2011, quando a Diretoria da Associação ainda contava com profissionais voluntários na gestão, e participou ativamente de um processo de transição que conduziu a entidade a um novo modelo de governança corporativa. Essa mudança contemplou um novo Estatuto, aprovado no final de 2012 durante Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias da ABTCP, com definições de nova estrutura organizacional dos Conselhos: Diretor, Executivo e Fiscal, bem como de novas diretrizes de participação dos associados – empresas e profissionais – que continuarão a exercer cargos voluntários estratégicos na gestão da entidade.

História

A ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – foi fundada em 1967, à época, como ABCP – Associação Brasileira de Celulose e Papel (o T só seria incluído na sigla em 1987), com o objetivo principal de capacitar tecnicamente profissionais, para atuar no setor papeleiro e contribuir com o seu desenvolvimento. A ideia de criar a Associação surgiu em conversas informais nos bares paulistanos para discutir, entre outros assuntos, a duração das telas e dos feltros nas máquinas de papel.

Ao longo dos anos, os congressos e demais eventos técnicos da ABTCP abriram as portas das pesquisas em celulose e papel no Brasil. Isso a partir do incentivo a estudantes para tornarem públicos e reconhecidos os trabalhos desenvolvidos dentro dos laboratórios das universidades espalhadas pelo País. As pesquisas finalmente puderam passar da teoria à prática, a partir da interação entre os cientistas e as fábricas. Um relacionamento incentivado pela ABTCP entre empresas e profissionais.

A década de 90 marcou a entrada da ABTCP na era da globalização. Frente à crescente importância das tecnologias e dos mercados no plano global, a Associação passou a atuar cada vez mais em conjunto com entidades congêneres internacionais, como co-patrocinadora de eventos internacionais, enviando delegações de técnicos ao exterior e promovendo a integração por meio de diversas parcerias.

A ABTCP comemorou o início do novo século com a compra de uma sede no Pacaembu, São Paulo, consolidando sua atuação no setor. A Associação se destaca na capacitação técnica, organização do principal congresso de celulose e papel da América Latina, publicações especializadas e intercâmbio tecnológico. Em 2013, passou por uma transformação na governança corporativa, encerrando a gestão voluntária na Diretoria Executiva e contratando um diretor executivo, Darcio Berni. A mudança incluiu um novo Estatuto e estrutura organizacional, garantindo a sustentabilidade da entidade. O ano foi marcado ainda pela 1.ª Semana de Celulose e Papel Três Lagoas-MS, que se mantém até os dias atuais.

Desde 2014, a ABTCP tem evoluído continuamente, modernizando sua atuação e expandindo sua presença no setor. Com a participação em eventos nacionais e internacionais, a entidade fortaleceu sua rede de relacionamentos. O investimento nas redes sociais e a ampliação das iniciativas de capacitação, como o portal de Educação a Distância, trouxeram ainda mais alcance e impacto.


Os anos seguintes foram marcados por importantes marcos, como os 50 anos da Associação, o lançamento do Programa de Preparação de Gestores (PPGCP) e a Rede de Inovação, além da consolidação da pós-graduação e da longevidade da revista O Papel. A modernização do Estatuto e a mudança de sede para o Itaim Bibi também simbolizam um novo momento de adaptação e crescimento.


Nos últimos anos, a ABTCP seguiu inovando com a criação do portal de notícias Newspulpaper, a Universidade Setorial e a plataforma ABTCPFlix, ampliando o acesso ao conhecimento especializado. Para 2025, os planos incluem a revitalização do site institucional e o novo curso de pós-graduação voltado à recuperação e utilidades, reafirmando o compromisso da Associação com a capacitação e o desenvolvimento do setor.



Missão, Visão e Valores

MISSÃO

A ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – é uma entidade sem fins lucrativos, que tem a missão de promover o desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva de celulose e papel, de forma sustentável e inovadora, por meio da capacitação técnica, informação e relacionamento.

VISÃO

Ser reconhecida como fundamental para a competitividade do setor de celulose e papel no Brasil e como referência de Associação Técnica no cenário Ser rundial.

VALORES

  • Espírito associativo-cooperação
  • Conhecimento
  • Ética e Integridade

OSCIP

Ser certificada como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, como a ABTCP, é atuar no mercado, gerando contrapartida social em suas atividades. E trabalhar desta forma é mérito de organizações que realmente se preocupam com a sustentabilidade no exercício de suas funções. É com base neste princípio que a ABTCP gera e difunde o conhecimento especializado sobre a ciência e a tecnologia do setor de base florestal. Em virtude de sua certificação OSCIP, além de já ser certificada pela norma ISO 9000:2000, a ABTCP dá aos apoiadores de seus produtos e serviços a oportunidade de fazer uso da chamada Lei da Renúncia Fiscal que permite abater até 3% do total investido na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. Portanto, vale a pena tornar-se um apoiador das atividades da ABTCP.

Qualidade ABTCP

A ABTCP, associação técnica sem fins lucrativos, fundamentada nos princípios estabelecidos no seu estatuto e com foco em sua missão, compromete-se a:


  • Valorizar os Associados e Clientes, promovendo o desenvolvimento técnico do setor com produtos e serviços que atendam as suas necessidades, em conformidade com a legislação e compromissos assumidos;


  • Garantir a sustentabilidade da Associação com base no seu plano estratégico, por meio do desdobramento das diretrizes, da qualificação e valorização dos profissionais em parceria com os Associados;


  • Promover a melhoria contínua do modelo de gestão, de forma inovadora, estabelecendo parcerias estratégicas com as partes interessadas