Rede de Inovação

REDE DE INOVAÇÃO

Assista ao vídeo completo

 Sobre a Rede

A Rede de Inovação ABTCP visa a unir diferentes elos da cadeia produtiva da indústria de base florestal para promover o desenvolvimento tecnológico por meio de projetos colaborativos com foco em inovações.


Os projetos gerenciados pela REDE vão oferecer soluções tecnológicas para aumentar a competitividade do setor de celulose e papel; ampliar a lucratividade da indústria, pelo aumento da produtividade; reduzir custos; e melhorar a qualidade e desempenho das empresas, garantindo a sua sustentabilidade no mercado.


Notícias:



 Governança

 Megatrends

  • Madeira como substrato para manufatura aditiva;
  • Migração do combustível fóssil para o renovável;
  • Licor Negro: Alternativas que absorva todo o material quando ele não for mais uma fonte energética viável.

  • Robotização Oportunidades
  • Colheita
  • Sensoriamento
  • Operações remotas
  • Desoneração dos recursos humanos
  • Impressão 3D
  • Utilização da celulose como insumo, por exemplo, para a parte de polímeros
  • Possível Ameaça ao setor de embalagens
  • Inteligência Artificial
  • Redesenho da Indústria

  • Funcionalização da Celulose para utilizar com fins elétricos e eletrônicos;
  • Criação de meios possíveis para armazenar energia.

  • Impactos do clima nas florestas existentes;
  • Água - recurso limitado;
  • Reciclagem;
  • Efluentes.

 Como Funciona

 Desafios

CHAMADA PÚBLICA ABTCP 2020 - PROJETOS DE INOVAÇÃO - clique aqui e baixe o edital completo

A Rede de Inovação Setorial lança a primeira Chamada Pública ABTCP de 2020. Essa chamada busca conhecer projetos inovadores que abordem sobre a secagem do lodo. Queremos resposta para a seguinte pergunta: qual seria a melhor forma para o desaguamento do lodo gerado na indústria de Celulose e Papel?


Com o objetivo de promover a inovação aberta a startups, ICT’s e universidades, a fim de impulsionar tanto o empreendedorismo como fomentar soluções sustentáveis para o setor de Celulose e Papel, os projetos submetidos a essa Chamada devem estar amparados nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), destacando que o custo de logística e o ciclo energético também devem ser considerados.


A avaliação dos projetos será realizada em etapas:


I) Envio do resumo e link do vídeo pitch;
II) Apresentação virtual;
III) Envio da proposta detalhada;
IV) Apresentação para o Comitê de Inovação da ABTCP


O resumo e o link do vídeo deverão ser enviados até o dia
25 de junho de 2020 para inteligenciasetorial@abtcp.org.br. Destacamos que o resumo deverá ser escrito no máximo em 40 linhas. O vídeo deverá ser inserido no YouTube, como não listado, e ter a duração máxima de cinco minutos, respondendo a seguinte questão: Por que a sua ideia é importante para o setor de Celulose e Papel?


Os trabalhos submetidos a essa Chamada (Etapa I) serão avaliados e caso sejam selecionados a equipe da rede de Inovação entrará em contato, até o dia 10 de julho de 2020, com as orientações para as próximas etapas.


Caso tenha alguma dúvida, ou necessite de alguma informação, contate-nos:


(11) 3874 – 2709
(11) 3874 – 2736


A equipe da Rede de Inovação/ABTCP agradece a sua participação.


 Apresentação Completa

Clique aqui e baixe o PDF

 Projetos Colaborativos

Projeto Lignina

A investigação das diferentes aplicações e rotas de conversão biotecnológica da lignina oriundas dos processos de produção de papel e celulose está na fronteira do conhecimento técnico-científico da indústria florestal contemporânea. Nesse sentido, o projeto de avaliação da produção de químicos a partir de lignina via rotas biotecnológicas, realizado em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos do SENAI CETIQT, permitirá à ABTCP e seus membros a geração e obtenção de informações técnicas e econômicas inéditas para apoiar direcionamentos o direcionamento estratégico relativo aos caminhos para agregação de valor à essa macromolécula. Dentro do paradigma da biorrefinaria, tais explorações trazem consigo a oportunidade de desenvolvimento de processos e produtos pioneiros capazes de alavancar o posicionamento das desenvolvedoras no mercado.

Projeto Modelagem – Biorrefinaria Florestal

Parágrafo NovoAs oportunidades acerca das biomassas lignocelulósicas em associação aos desenvolvimentos tecnológicos levaram ao surgimento dos conceitos Bioeconomia e Bio-based industry. Neste contexto, o Brasil se destaca por possuir disponibilidade de biomassa e estruturas industriais de base florestal competitivas a nível global. Unidades tradicionais de produção de celulose podem ser convertidas nas chamadas Biorrefinarias Florestais expandido seu portfólio de produtos e aumentado a sustentatibiliadde de suas operações. Entretanto, as incertezas associadas aos processos de inovação são inúmeras. Neste sentido, algumas empresas de celulose e papel, através da ABTCP, desenvolvem projetos com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos com o objetivo de compreender melhor as inúmeras opções de conversão de uma planta kraft em uma biorrefinaria florestal. Os pesquisadores do ISI Biossintéticos com o apoio de profissionais do setor estão realizando uma série simulações de processos de biorrefino e de uma planta kraft genérica em um software comercial (ASPEN Plus). Uma vez finalizadas as simulações será possível avaliar (considerando critérios técnicos, ecônomicos e ambientais) cenários de integração de processos de biorrefino com uma planta kraft e, portanto, identificar as opções mais promissoras.

Share by: