Valores

Atuar em rede, promovendo a integração entre empresas, instituições científicas e tecnológicas, startups e demais atores do ecossistema

Estimular a cocriação e o

intercâmbio de conhecimento

para acelerar o

desenvolvimento de soluções

Buscar continuamente a geração de resultados de alto impacto por meio da aplicação de tecnologias emergentes e processos avançados

Item Link

Contribuir para o posicionamento estratégico da indústria brasileira de celulose e papel no cenário nacional e internacional.


Conselho de Inovação

Em breve

Eixos temáticos

Saiba mais

Projetos em construção

Construindo o Futuro do Setor de Celulose e Papel Juntos!

A Rede de Inovação ABTCP vive um momento de transformação, impulsionado por inovação, sustentabilidade e demandas genuínas. Chegou a hora de unir forças para criar soluções colaborativas que gerem impacto real e resultados duradouros! Venha participar dos nossos futuros projetos colaborativos e seja protagonista na geração de avanços da indústria! Compartilhe conhecimento e acelere a implementação de novas tecnologias.


Inscreva-se abaixo e faça parte dessa jornada colaborativa

Rede de Inovação

JUNTE-SE À EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTÁVEL DA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL

AVANÇOS QUE CONECTAM DESEMPENHO, MEIO AMBIENTE E FUTURO

Cases de Sucesso - Rede de Inovação

Projeto Lignina

A investigação das diferentes aplicações e rotas de conversão biotecnológica da lignina oriundas dos processos de produção de papel e celulose está na fronteira do conhecimento técnico-científico da indústria florestal contemporânea.


Nesse sentido, o projeto de avaliação da produção de químicos a partir de lignina via rotas biotecnológicas, realizado em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos do SENAI CETIQT, permitirá à ABTCP e seus membros a geração e obtenção de informações técnicas e econômicas inéditas para apoiar direcionamentos o direcionamento estratégico relativo aos caminhos para agregação de valor à essa macromolécula. Dentro do paradigma da biorrefinaria, tais explorações trazem consigo a oportunidade de desenvolvimento de processos e produtos pioneiros capazes de alavancar o posicionamento das desenvolvedoras no mercado.

Projeto Modelagem – Biorrefinaria Florestal

As oportunidades acerca das biomassas lignocelulósicas em associação aos desenvolvimentos tecnológicos levaram ao surgimento dos conceitos Bioeconomia e Bio-based industry. Neste contexto, o Brasil se destaca por possuir disponibilidade de biomassa e estruturas industriais de base florestal competitivas a nível global. 


Unidades tradicionais de produção de celulose podem ser convertidas nas chamadas Biorrefinarias Florestais expandido seu portfólio de produtos e aumentado a sustentatibiliadde de suas operações. Entretanto, as incertezas associadas aos processos de inovação são inúmeras. Neste sentido, algumas empresas de celulose e papel, através da ABTCP, desenvolvem projetos com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos com o objetivo de compreender melhor as inúmeras opções de conversão de uma planta kraft em uma biorrefinaria florestal. Os pesquisadores do ISI Biossintéticos com o apoio de profissionais do setor estão realizando uma série simulações de processos de biorrefino e de uma planta kraft genérica em um software comercial (ASPEN Plus).


Uma vez finalizadas as simulações será possível avaliar (considerando critérios técnicos, ecônomicos e ambientais) cenários de integração de processos de biorrefino com uma planta kraft e, portanto, identificar as opções mais promissoras.



Ideias em desenvolvimento

Em breve

Contatos

Fale com a Rede de Inovação!


Participe dos futuros projetos!


Desafio

Como a indústria de papel e celulose pode acelerar a criação de embalagens inovadoras, seguras e verdadeiramente sustentáveis, atendendo aos requisitos de desempenho e aos desafios ambientais do futuro?

Solução Inovadora

“Desenvolvimento de Biomateriais com Propriedades de

Barreira: Soluções Sustentáveis para Embalagens de Papel”

Desenvolvimento de substratos celulósicos com propriedade de barreira a gases e ao vapor d’água.


Principais vantagens das embalagens de papel:

  • Estrutura rígida;
  • Barreira contra a luz;
  • Biodegradabilidade;
  • Repolpabilidade;
  • Porosidade

Parceria:

Se inscreva para receber mais informações sobre o projeto:

Futuro projeto 1

Solução Inovadora

“Geotêxtil para a propagação de mudas de eucalipto”

Desenvolvimento de geotêxtil biodegradável, com conteúdo de

micronutrientes para a propagação de mudas de eucalipto

Parceria:

Se inscreva para receber mais informações sobre o projeto:

Futuro projeto 2